segunda-feira, 31 de maio de 2010

O Baú do Raul! O diário pessoal e escritos inéditos do maior mito do ROCK brasileiro




Página 208:)!!!






Todo ser humano, seja engraxate, bancário, soldado, padre, lavadeira, é um filósofo no verdadeiro sentido da palavra. Todo mundo tem um modo especial de ver o mundo. sua filosofia seria então o significado que o mundo tem pra você. Bom, existem e sempre existiramalguns problemas primordiais que sempre provocaram as mentes de homens e mulheres.


O 1°. seria:


- qual é a natureza do universo?


Foi criado por uma entidade divina? Foi um crescimento vindo de um processo gradual? De que ou de qual substância o universo é feito? Como é que ele muda? O universo se importa comigoou com você, ou somos para ele um mero grão de areia duma praia vastíssima?


2°. _ Qual o papel do ser humano no universo?


Podemos mudar o universo ao nosso gosto sem que isso interfira profundamente no conceito primordial do qual ele foi gerado? Ou com essa interferência ele nos destruirá?


3°. _O que é bom e o que é mau?


Como podemos saber o que é que é o bom e o que é mau? Foi algo divino uqe de antemão já tinha estipulado os parâmetros do que seria bem e o que seria mal, ou bem e mal são conceitos de uma cultura local? O bem estaria posicionado pra pertencer à natureza das coisas ou é algo que nós podemos decidir por nós mesmos?


4°. _ Qual é a natureza de Deus?


Seria Deus ser muito semelhante ao homem uqe governa o universo ou um espírito que açambarca tudo??


5°. _ Livre-arbítrio


Somos indivíduos livres que podemos fazer nossas próprias escolhas e determinar nossas atitudes ou somos determinados pelo destino do qual não temos controle algum? Podemos determinar o amanhã ou o amanhã nos está determinando desde o princípio da vida?


6°. _ Quem é superior? Mente ou matéria?


A matéria é uma criação da mente ou a mente é meramente outro tipo de matéria? Como é que a mente permanece pura e ao mesmo tempo mora dentro de um corpo-matéria?


7°. _ O que é e como seria o mundo sem nossa mente?


Seria possível conceber essa possibilidade ou completamente impossível? As coisas só exitem enquanto nós as percebemos? Uma cadeira do meu gabinete só estará existindo até o momento que eu estiver olhando para ela?




1984:)

Um comentário:

  1. Esses pensamenos de Raul mostram bem, algumas crenças misturadas. Lembrem que ele acreditava um pouco nas ideias de Aleister Crowley...

    ResponderExcluir