segunda-feira, 14 de junho de 2010

HATHA - YOGA ---- HA: Sol; THA: Lua. HATHA: Sol-Lua :)




O SIGNIFICADO LITERAL SERIA A UNIÃO DO SOL COM A LUA, OU, MELHOR DIZENDO, A HARMONIA DO PRANA SOLAR COM O LUNAR, NA CRIATURA HUMANA. ESSES PRANAS OU ENERGIAS CIRCULAM ATRAVÉS DAS NARINAS; O SOLAR ENTRA PELA NARINA DIREITA, E O LUNAR PELA ESQUERDA. LEVANDO EM CONTA QUE O PRANA É A ENERGIA ELEMENTAL DO UNIVERSO MANIFESTADO, SEU DOMÍNIO DO CORPO HUMANO DENOTA UMA ESTREMA DISCIPLINA DOS VEÍCULOS INFERIORES, REQUISITO INDISPENSÁVEL PARA O DESABROCHAR DE ATMA(DEUS) E SUA CONSEQUENTE UNIÃO COM PARAMATMA(observador:)). A MAIORIA DOS GRANDES CONHECEDORES DESTAS SUBLIMES CIÊNCIAS AFIRMAM QUE O HATHA-YOGA É SOMENTE UMA PREPARAÇÃO FÍSICA, E QUE DE MANEIRA ALGUMA CONSTITUI UMA DOUTRINA CAPAZ DE CONDUZIR À UNIÃO FINAL. POR ISTO, SE DIZ QUE ALI ONDE TERMINA O HATHA-YOGA, COMEÇA O RAJÁ YOGA, TERMO QUE ADVÉM DO INDO-EUROPEU RAJ, QUE SIGNIFICA REI PELA VONTADE DE DEUS, REI CONSAGRADO. UM SISTEMA DE EXERCÍCIOS CORPÓREOS PARA AJUDAR A CONTROLAR OS SENTIDOS.

Pag.: 175:)

Livro: Bhagavad gita
tradução e notas de HUBERTO ROHDEN
9° EDIÇÃO, ILUSTRADA
EDITORA: Alvorada


quinta-feira, 3 de junho de 2010

BHAGAVAD GITA:) !!!




"... AOS 18 CAPÍTULOS DA BAGAVAD GITA SE RESUMEM NUMA EXTENSA EXPLICAÇÃO DO AUTO-CONHECIMENTO HUMANO, INDISPENSÁVEL PARA A SUA AUTO-REALIZAÇÃO".


...Simboliza o poema da sublime canção uma parafase ou um paralelo, a outros poemas da humanidade, como seja o GÊNESES da Bíblia, onde o sopro de DEUS(EU) derrotado pelo sibilo da SERPENTE(EGO) é convidado a reconquistar o seu reino divino, esmagando a cabeça da serpente.


Pag.: 22




..." quem pensa que é a alma, o EU, que mata, ou o EU uqe morre, não conhece a verdade. "


" O EU não pode matar nem morrer


O EU nunca nasceu nem jamais morrerá. E uma vez que existe, nunca deixará de existir . sem nascimento, sem morte, imutável, eterno - sempre ele mesmo é o EU, a ALMA. Não é destruido com a destruicão CORPO (material). "




Pag.: 31






Livro: Bhagavad Gita


Traduçaõ e notas de HUberto Rohden


9° edição Ilustrada


editora: ALVORADA