domingo, 1 de abril de 2012

SATURNO:)(:CRONOS



 "Saturno é o sexto planeta a partir do Sol, e é o segundo maior do sistema solar, com um diâmetro equatorial de 119.300 quilômetros (74.130 milhas). Muito do que é conhecido sobre o planeta deve-se às explorações da Voyager, em 1980-81. Saturno é visivelmente achatado nos pólos, devido a rotação muito rápida do planeta em torno de seu próprio eixo. Seus dias são de 10 horas e 39 minutos, levando 29,5 anos terrestres para dar a volta ao Sol. A atmosfera é principalmente composta de hidrogênio com pequenas quantidades de hélio e metano. Saturno é o único planeta menos denso que a água (cerca de 30 porcento menos). No hipotético caso de um oceano grande o suficiente ser encontrado, Saturno iria flutuar nele. A enevoada coloração amarela da atmosfera de Saturno é marcada por largas faixas atmosféricas similares, mas mais indistintas que as encontradas em Júpiter."

Mitologia :)
  Devido à sua posição orbital mais distante que Júpter os antigos romanos o outorgaram o nome do pai do deus Júpiter ao planeta Saturno. Na mitologia romana, Saturno era equivalente de Cronos, antigo titã da mitologia grega. Cronos era filho de Urano (céu estelado) e Gaia (Terra) e a pedido de sua mãe se tornou senhor do céu castrando o pai com um golpe de foice. Governava o mundo dos deuses e dos homens devorando seus filhos ao nascerem por que uma profecia dizia que seus filhos o destronariam. Zeus, conseguiu se esquivar deste destino e derrotou seu pai( Cronos) convertendo-se no deus supremo.
 Cronos (em grego: Κρόνος, por vezes confundido com Chronos, Χρόνος), era a divindade suprema da segunda geração de deuses da mitologia grega e titã, correspondente ao deus romano Saturno. Cronos casou com a sua irmã Réia, que lhe deu seis filhos (os Crónidas): três mulheres, HÉSTIA, DEMÉTER e HERA e três rapazes, HADES, POSEIDON e ZEUS.

Fonte:  http://astro.if.ufrgs.br/solar/saturn.htm
               http://pt.wikipedia.org/wiki/Cronos

Nenhum comentário:

Postar um comentário